segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os jogos Pan Americano e o silêncio da velha mídia

Foi vergonhosa a cobertura dos jogos Pan Americano pela velha mídia.

Acamada, pude assistir a completa e excelente cobertura dos jogos pela TV Record. Nunca ouvi tantas vezes seguidas o nosso Hino Nacional. 

Os jogos foram um sucesso para o Brasil. Mostrou o quanto melhorou a qualidade de nossos atletas. O Brasil ficou com o honroso segundo lugar, no total de medalhas, perdendo só para os EUA, e disputou até o fim o segundo lugar em ouro com Cuba, tradicionalíssima em esportes, e ultrapassou o Canadá. Outro tradicional ganhador de ouro. 

Foram 136 medalhas no total, sendo 48 de ouro. Um avanço considerável em relação aos jogos anteriores. Mas a mídia preferiu o silêncio sobre o assunto. 

Afinal, o que é bom para o Brasil não é bom para  a velha mídia. 

Em um total desrespeito aos nosso bravos atletas a mídia ignorou os jogos. A disputa final do vólei entre Cuba e Brasil ocorreu tarde da noite. No dia seguinte abri os jornais para ver o resultado. 
Fiquei pasma. Nada nas manchetes sobre o jogos. Abri o caderno de esporte. Só dava Corinthians, Portuguesa, etc., ou seja, o velho e maribundo futebol, sustentado pela velha FIFA e pela aliada de todos instantes, a  Rede Globo. 

Será que se a cobertura dos Jogos Pan Americano tivesse sido realizada pela Globo, nossos atletas medalhados teriam direito às primeiras páginas, que fosse do caderno esporte? Certamente sim. 

Mas venceu a ignorância e a mesquinhez da velha mídia. Por interesses esdrúxulos preferiram boicotar os nossos 136 atletas de ganharam medalhas em Guadalajara.

Os atletas estavam muito à vontade. Felizes, participavam de brincadeiras disputando jogos com os jornalistas da TV. Um clima realmente descontraído.

Claro, tanto sucesso é de dar inveja para os outros órgãos de comunicação. 

A Democracia no Brasil se fortalece, mas está longe de atingir a mídia em geral, que continua nas mãos dos poucos mesmos. Tal como o Congresso Nacional, é urgente começar uma faxina na mídia nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário