sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CENESEX e a evolução da política sobre diversidade sexual em Cuba

Dalva Teodorescu

Atualmente em Cuba, o Centro Nacional de Educação Sexual, CENESEX, conduz uma política nacional de defesa da Diversidade sexual e de proteção dos direitos de grupos minoritários como lésbica, transexual e homossexual.

Além de uma intensa campanha, através de manifestações públicas, o governo cubano garante, por exemplo, a assistência médica integral para aqueles que optam pela redesignação sexual (operação para mudança de sexo).

O Conselho Nacional de Sexualidade de Cuba é presidido pela filha de Raul Castro, Mariela Castro.

De fato, houve uma considerável evolução de políticas cubanas, que até a década de oitenta reprimia duramente os homossexuais.

Hoje, os homossexuais promovem manifestações públicas, reivindicando seus direitos em passeatas como a Gay Pride. No dia 5 de junho desse ano, o CENESEX promoveu um show de gays e transformistas no teatro Karl Marx, em Havana.

É interessante observar como as mudanças em Cuba podem ser radicais.

Outro exemplo que pode ser mencionado se refere às políticas de Cuba no combate à epidemia de AIDS que, por mais de uma década (1983-1994), promoveu o isolamento compulsório dos portadores do HIV.

Essa política foi revisada, em 1994, e o Programa Nacional de AIDS de Cuba caminhou para outro extremo, transformando seu Programa em um modelo na prevenção, no tratamento e no apoio social às pessoas afetadas.

Para mais informação sobre essas políticas do governo cubano visite o site CENESEX.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário