terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que você consume, pode te consumir

Por Diego da Silva T Mota
4º Semestre Jornalismo


O ato de comprar e consumir nem sempre retrata uma necessidade do indivíduo, muitas vezes essa vontade imensa de estar comprando é um vicio, onde a pessoa não se dá conta de que está viciada e portanto nem sonha em parar de consumir.


            Vivemos em um mundo capitalista, onde cada vez mais as pessoas são levadas a comprar coisas novas, a cada novo lançamento de um celular, de uma televisão, de um carro, de um vídeo-game, de um computador ou qualquer outro produto, as pessoas ficam desesperadas para comprar e poder não somente usar seu aparelho, mas mostrar que está por dentro das novidades. Até aí, nenhuma novidade, pois cada produto novo que é lançado, o produto que era antigo vai perdendo atenção. Um vídeo-game, por exemplo, é um aparelho que não é possível ficar com o mesmo modelo por muito tempo, pois os jogos e o conserto do aparelho vão sendo extintos, sendo criados jogos para o novo modelo, assim como a especialização do conserto. Portanto, para se viver num mundo capitalista, de fato você deve comprar e consumir.

            No entanto, as pessoas acabam pegando um gosto por comprar as coisas e, a partir daí, aparece o risco do vício. Onde você nem ao menos para para pensar se realmente precisa de tal objeto, seja uma roupa, um aparelho eletrônico, um móvel; você simplesmente compra por já estar viciado no prazer que é gastar o dinheiro e comprar algo. Simplesmente quando você chega em casa você percebe que não precisava daquilo, mas já que comprou, vai usar. E assim inicia um ciclo vicioso, onde ao comprar você é levado apenas pelo prazer, pela sensação e não pela razão, pela necessidade.
Foto tirada no Sesc Vila Mariana - SP

            Muitas pessoas não têm renda suficiente para consumir e gastar tanto, e mesmo assim, acaba comprando, se atolando em dívidas que não sabe como pagar e se afundando. O vício do consumismo é um vício que, assim como outros, pode acabar com a vida de alguém. A publicidade, cada vez mais cria comerciais, propagandas, de modo a induzir sempre o consumo de forma constante, e de fato consegue seduzir a população que, a todo instante, está consumindo. E esse constante consumo se dá por conta de que as pessoas não ficam saciadas nunca com as coisas que têm, desejam tanto um produto, mas logo que o compram, ele já não é tão bom, e é necessário outro.
            O desejo é um sentimento perigoso e muitas vezes insaciável. Pessoas formam grupos de ajuda para lutar contra esse vício de compra, grupos como alcoólicos anônimos ou outros tantos. O primeiro passo é saber que está viciado, parando apenas por alguns segundos para refletir o porquê de estar comprando. É um vicio que consome e estraga vidas, assim como todos os outros, e por isso não se pode ter vergonha de buscar ajuda.

           

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